domingo, 15 de agosto de 2010

Capitulo VII - 1ª Parte - A oportunidade é monopolizada?





Ninguém é pobre porque a oportunidade lhe foi tomada, ou porque outras pessoas monopolizaram a riqueza erguendo uma cerca ao redor dela.

  • Você pode ter dificuldades para se engajar em certos negócios, mas há outros canais abertos para você.


É bem verdade que se você é um trabalhador a serviço do truste do aço você tem pouquíssimas chances de se tornar o proprietário da usina em que trabalha; mas também é verdade que, se você começar a agir de uma Determinada Maneira, você pode em breve abandonar seu emprego no truste do aço; você pode comprar uma área de dez a quarenta acres e começar um negócio como produtor de alimentos.

Há grandes oportunidades atualmente para pessoas que vivem em pequenos pedaços de terra e cultivam intensamente – tais pessoas certamente enriquecerão.

Você pode argumentar que não conseguirá comprar as terras, mas iremos provar que isso não é impossível, e que você certamente poderá comprar uma fazenda se agir de Determinada Maneira.

Em diferentes épocas a maré das oportunidades toma diferentes rumos, de acordo com as necessidades do todo e o estágio específico de evolução social que se atingiu.

Atualmente, a maré está indo em direção à agricultura e às profissões e indústrias sindicalizadas.

Hoje em dia, a oportunidade está aberta para o operário na linha de montagem; está aberta para o homem de negócios que fornece para o fazendeiro, mais do que para o homem que fornece para o trabalhador das fábricas; e está aberta para o profissional que serve o fazendeiro mais do que para aquele que  serve a classe trabalhadora.

Existe oportunidade em abundância para quem segue a maré ao invés de nadar contra ela.

Os trabalhadores não estão sendo “subjugados” pelos seus patrões; não estão sendo “pisoteados” pelos trustes e associações de capital.

Como classes estão onde estão por não agirem de uma Determinada Maneira.

A classe trabalhadora pode se tornar a classe dos patrões assim que começar a fazer as coisas de uma Determinada Maneira; a lei da riqueza é a mesma para eles, como para todos os outros.

Isto, precisam aprender, e permanecerão onde estão enquanto agirem como agem.

O indivíduo trabalhador, no entanto, não é impedido pela ignorância ou pela preguiça mental de sua classe; pode seguir a maré da oportunidade rumo à riqueza, e este blog ensinará como.



"Nunca diga às pessoas como fazer as coisas. Diga-lhes  o que deve ser feito e elas surpreenderão com sua engenhoca".

Eliane de Pádua




Nenhum comentário:

Postar um comentário