segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é "criar a vida" para você?




É comum pensarmos que é difícil ser-se feliz e existem boas razões para assim pensar; mas seria mais fácil sermos felizes se, nos homens, as reflexões e a pauta de comportamento precedessem as ações.

Somos arrastados pelas circunstâncias e entregamos-nos às esperanças, que nos proporcionam apenas metade do que esperamos.

Enfim, só nos damos claramente conta dos meios para sermos felizes quando a idade e os entraves que a nós próprios pusemos lhes colocam obstáculos.

(...) Para sermos felizes, é preciso termo-nos desembaraçado dos preconceitos, seremos virtuosos, gozarmos de boa saúde, termos gostos e paixões, sermos susceptíveis de ter ilusões, pois devemos a maior parte dos nossos prazeres à ilusão, e infeliz daquele que a perder.

Longe, pois, de procurarmos fazê-la desaparecer sob a razão, tratemos de passar mais uma camada do verniz que ela lança sobre a maior parte dos objetos; este é ainda mais necessário do que os cuidados e os adornos o são para os nossos corpos.

É preciso começar por dizer a nós próprios e por convencer-nos de que não temos nada mais a fazer neste mundo, para além de nele procurarmos sensações e sentimentos agradáveis.

Os moralistas que dizem aos homens «reprimi as vossas paixões e dominai os vossos desejos se desejais ser felizes» não conhecem o caminho para a felicidade.

Só somos felizes mediante gostos e paixões satisfatórias; digo gostos porque não somos sempre felizes o bastante por termos paixões e porque, à falta das paixões, não resta senão contentarmo-nos com os gostos.

O que é "criar a vida" para você?

Sim, porque estamos criando nossas vidas a cada momento! 

Como está sua vida?

Boa, mais ou menos, andando ou ruinzinha?

Criar a vida é um processo diferente para cada um de nós, sabido que somos diferentes uns das outras.

Também o que pretendemos da vida vai mudando à medida que vamos desenvolvendo nosso discernimento sobre "o que é para nós e o que não é" sobre o que é uma ilusão e o que não é.

Criar a vida: 
É um processo dinâmico que não fica pronto da noite para o dia, mas é muito semelhante a criar uma nova receita culinária.
É preciso querer experimentar os vários ingredientes, é preciso querer testar a receita, é preciso provar e ajustar as quantidades até que a receita fique no ponto, pronta para ir à mesa!

Quais os ingredientes que você está colocando na sua vida para torná-la mais apetitosa e nutritiva?

Escreva sua receita.

Ajeite sua receita de vida boa e fácil.

Mesmo que ache que é um amontoado de bobagens, escreva.

Uma ideia aqui outra acolá e estará trabalhando em sua receita até obter "aquela" que é ótima para hoje, para sua fase de agora.

Na minha inacabada receita vai:

1.   Educar a emoção,
2.   Vencer o estresse,
3.   Prevenir a ansiedade,
4.   Administrar os pensamentos,
5.   Libertar a criatividade,
6.   Reeditar o filme do inconsciente e
7.   Ser autor da minha história...

Ser ator principal no palco da vida não significa não falhar ou não chorar. 

Significa refazer caminhos, reconhecer erros e aprender a deixar de ser aprisionado pelos pensamentos e emoções.



Caminho 
"... Uma coisa é você achar que está no caminho certo. Outra, é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe  da sua própria dor e renuncia."
Mande-me um e-mail que irei ajudar você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário