domingo, 12 de setembro de 2010

Reflexão - Efeito Dominó

                                                                                                         

Todos nós recebemos do universo "sinais" acerca dos padrões que repetimos e que causam sofrimentos. 

Lembramos da frase mais pronunciada por psicólogos e Terapeutas: 
  • "fique no coração... faça o que o seu coração pede!" 
E, questionamos: 
  • quando faço isso, sou mal interpretado. 
Porém, sabemos também que se não agirmos a nosso favor, enfrentaremos mais dissabores. 


Isso causa muita polêmica e discussão, porque muitos entendem "fazer o que o coração pede" como "egoísmo" e outros aproveitam a chance agindo de forma insincera, usando essa colocação em proveito próprio. 

A história do sutra chamada: 
  • A insensatez e a estupidez dos tolos, conta: 
Havia, certa vez, um homem que se irritava com facilidade. 

Um dia, dois outros homens estavam conversando a respeito do homem irritadiço, em frente à casa onde ele vivia. Um dizia ao outro: 
  • "Ele é um belo homem, mas é impaciente demais; tem um temperamento explosivo e se zanga rapidamente". 
O homem irritadiço, ouvindo a observação, irrompeu da casa e atacou os dois amigos, batendo, chutando e magoando-os. 
"Este fato nos ensina que quando um sábio é advertido sobre seus erros, refletirá sobre isso e melhorará sua conduta. Quando, entretanto, um insensato tem sua má conduta apontada, não somente desprezará o aviso, como também continuará a repetir o mesmo erro".
Usar o caminho do discernimento é a chave. 


É preciso "aprender a ouvir os sinais", sermos observadores de nós mesmos. 

A sabedoria (a da alma, não o conhecimento) nos ajuda a desenvolver a humildade, atributo do 2º Raio dourado do Amor-Sabedoria

O Mestre Confúcio, Chohan do 2º Raio nos alerta para os cuidados que devemos ter na nossa vida em relação aos "ataques inimigos", como ele denomina as formas-pensamentos e as más companhias, que são desastrosos para a nossa vida espiritual, tirando-nos a faculdade de discernir e fomentando o orgulho. 

A pessoa sensata, equilibrada e humilde reconhece com facilidade onde estão suas fragilidades e dificuldades, abrindo espaço para novas oportunidades, novas parcerias, e uma jornada com muito mais qualidade, material e espiritual. Essas qualidades eliminam definitivamente de nossas vidas o Efeito dominó, pois, para sairmos de padrões de sofrimento que se repetem na vida, precisamos antes reconhecê-los, enfrentá-los, para depois, ultrapassá-los. 

Para reconhecer, precisamos ser humildes. Para enfrentar, necessitamos de coragem, e, para ultrapassar, temos que ter fé, equilíbrio e sermos sensatos, pois, as velhas tendências não somem de uma hora para outra, apenas porque as reconhecemos e enfrentamos, pois, já viraram hábitos instalados. 

O termo insensatez significa falta de senso e desequilíbrio. 

O insensato não consegue perceber o grau de sofrimento dele próprio, pois, mergulha na falta de humildade, na arrogância e no orgulho. Geralmente, são pessoas que tomam atitudes na vida "de acordo com as companhias que tem", pois, sem auto-estima precisam ser aceitos pelo seu grupo e jamais aceitam uma opinião contrária que lhes desaponte. 

Podemos ter consciência de um comportamento e não conseguir ou mesmo não saber como modificá-lo, pois, já se tornou um hábito e eles causam situações desagradáveis, trazendo dor e sofrimento desnecessários. 

Hábitos instalados são geradores de formas-pensamentos que atraem sempre as mesmas situações e entramos num círculo vicioso que nos paralisa, entorpece, ilude, e impede a evolução. 
  • Nos deixa estagnados no velho. 
Quanta dificuldade evitaríamos enfrentando as más situações, com humildade. 

Só essa virtude nos auxilia a desmoronar as barreiras do ego, para enfrentarmos o efeito dominó de uma maneira aberta e consciente. 

Existem 3 virtudes no homem que o impedem de alcançar essas dádivas: 
  • a ignorância, 
  • a imprudência e 
  • a insensatez. 
Com a mudança planetária, é urgente entendermos que uma reforma íntima deve originar-se da transformação profunda do Ser Humano

Reeducação não é tarefa fácil, nem rápida, pois, necessita de exercício constante. 

A chama Dourada do Amor-Sabedoria pode nos auxiliar muito através da virtude do discernimento a reconhecer, enfrentar e ultrapassar todos os padrões repetitivos que trazemos. 

Quando sofremos, ficamos mais próximos de nossa alma. O sofrimento significa que algo está errado, pedindo para ser encarado e transmutado. 

Olhe para isso como oportunidade de entrar em contato com sua alma, conhecê-la profundamente, elevar sua consciência e alcançar a paz. 

por Vera Godoy

“As pessoas vão esquecer o que você disse. Vão esquecer o que você fez. Mas elas jamais esquecerão o que você as fez sentir!” 
Eliane de Pádua

Viver na Excelência!
Venha fazer parte da minha equipe “Eliane de Pádua”
Farei tudo dentro das possibilidades, para que você adquira a sua independência financeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário