segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COMO ENTENDER A HISTÓRIA – 3ª Parte

... DA RIQUEZA DO HOMEM
Os abusos da Igreja não podiam ser
despercebidos, pois os seus atos dela eram bem diferentes dos seus ensinamentos.

  
A Igreja, no entanto, era muito rica, possuindo um terço e metade de toda a terra. 

Os reis necessitavam de dinheiro, parecia-lhes que a fortuna da Igreja, já então  enorme e aumentando sempre, devia ser taxada, para ajudar a pagar as despesas da administração do Estado.

Os abusos da Igreja não podiam ser despercebidos, pois os seus atos dela eram bem diferentes dos seus ensinamentos. Sendo até escândalos públicos.

Martin Lutero, não cometeu engano em tentar derrubar os privilegiados, ele não era um radical, apelava para o nacionalismo, e contribuía para a Reforma naquele preciso momento.

A luta tomou como nome Reforma protestante. Constituiu a primeira batalha da nova classe média contra o feudalismo.

Tudo que os reis viam era o lucro imediato que lhes advinha da desvalorização da moeda. 

Os conselheiros dos reis se preocupavam com os efeitos da desvalorização da moeda. 

Os reis não só tentaram, por todos os meios, reter todo ouro e prata existentes no país, mas também aumentar sua quantidade, concedendo privilégios especiais aos mineiros.

Nessa época, quando o ouro e a prata eram tão necessários à expansão do comércio, essa mesma expansão levou à descoberta de grandes jazidas desses metais que,  por sua vez, conduziram a uma expansão  ainda maior do comércio.

E navios se fizeram mar adentro, bravamente em todas as direções. A viagem de Colombo rumo ao Ocidente foi apenas uma do sem-número de viagens semelhantes que se empreenderam.

Nos séculos XVI e XVII as guerras foram quase contínuas, e eram financiadas pelos  mercadores e banqueiros.

Durante os séculos XVI e XVII,  A IDADE DOS FUGGER foi também à idade dos mendigos, na Holanda, Inglaterra.

A Primeira Guerra Mundial é uma explicação para essa miséria generalizada, bateu todos os recordes de ruínas e misérias nas regiões da Europa onde  a luta se travou.

Enquanto os mercadores da Inglaterra, Holanda e França, amontoavam fortunas enormes no comércio, os espanhóis haviam descoberto uma forma mais simples de aumentar as somas de dinheiro de sue tesouro. 

Embora seus exploradores não tivessem conseguido descobrir uma rota par as Índias que lhes proporcionasse lucros comerciais, esbarraram com os continentes da América do Norte e Sul.

Os reis guerreavam, e pagavam para o abastecimento dos soldados. Os espanhóis compravam mais do que vendiam.

Em conseqüência dos influxos de metais preciosos para a Europa, os preços se elevaram muito.

As pessoas com renda fixa e os salários dos trabalhadores sofreram, um período de alta de preços é quase sempre também um período de elevação de salários e, portanto seria de esperar  que no fim tudo desse certo.

Para tentar essa alta nos preços, sentiram que era necessário arrancar mais dinheiro da terra, de duas maneiras, o fechamento das terras e a elevação dos arrendamentos.

O fechamento ocorreu em certas proporções na Europa, principalmente na Inglaterra, era um sistema prejudicial, pois o lavrador empreendedor e dinâmico não podia trabalhar um ritmo próprio,  ou tentar novas experiências.

Os arrendamentos e as taxas pagas quando um novo arrendatário tomava conta de uma propriedade estavam  praticamente estacionados. Haviam sido fixos pelo hábito e no passado, o hábito tinha força de lei.
(continua) 3/5

Venha fazer parte da minha equipe “Eliane de Pádua” e
Viver na Excelência!



Nenhum comentário:

Postar um comentário