quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Capítulo XVII - 2ª Parte -

Entrando no Negócio Certo



Você pode enriquecer em QUALQUER negócio, porque se você não tiver o talento certo, você pode desenvolvê-lo.

Significa meramente que você terá que fazer suas ferramentas enquanto vai em frente, em vez de restringir-se ao uso daquelas com que você nasceu.

Será mais fácil para você, vencer numa profissão em que você já tenha as habilidades em um bom estágio de desenvolvimento, mas você pode vencer em qualquer profissão, porque você pode desenvolver qualquer talento elementar, e não existe talento do qual você não tenha ao menos um rudimento.

Você ficará rico mais facilmente, em termos de esforço, se você fizer aquilo a que você se adapta melhor, mas você enriquecerá mais satisfatoriamente se você fizer aquilo que você quer fazer.

Fazer o que você quer fazer é vida, e não há nenhuma satisfação real em viver, se formos compelidos a fazer para sempre, algo que não gostamos de fazer e nunca pudermos fazer o que queremos fazer.

E é certo que você pode fazer o que você quer fazer.

O desejo de fazer prova que você tem dentro de você a capacidade, que pode fazer isso.

O desejo é uma manifestação da capacidade.

O desejo de tocar uma música é a capacidade, a qual pode tocar a música, procurando expressão e desenvolvimento.

O desejo de inventar dispositivos mecânicos é a expressão e o desenvolvimento mecânico a procura do talento.

Onde não há nenhuma capacidade, mesmo pouco desenvolvida, para fazer uma coisa, nunca há o desejo total de fazer essa coisa e onde há um forte desejo de fazer uma coisa é a prova que a capacidade de fazê-la é forte e requer somente que seja desenvolvida e aplicada da maneira correta.

Em iguais circunstâncias, é melhor escolher o negócio para o qual você tem mais talento desenvolvido, mas se você tem um forte desejo de seguir um tipo particular de trabalho, você deve determinar este trabalho como a sua meta final.

Você pode fazer o que você quiser fazer, e é seu direito e privilégio seguir o negócio ou profissão que lhe sejam mais adequados e agradáveis.

Você não é obrigado a fazer o que você não gosta de fazer, e não deve fazê-lo, exceto quando for um meio de levá-lo a fazer o que você quer fazer.

Se houveram erros passados, cujas conseqüências o colocaram em um negócio ou ambiente indesejáveis, você pode ser obrigado por algum tempo a fazer o que você não gosta de fazer, mas você pode tornar isso agradável, sabendo que isto possibilitará a você vir a fazer o que você quer fazer.

Se você sentir que não está na profissão certa, não se precipite, tentando começar outra.

Em geral, a melhor forma de mudar de negócio ou ambiente é pelo crescimento.

Não receie em fazer uma mudança repentina e radical.

Caso a oportunidade apareça e você sinta, depois de uma reflexão cuidadosa, que é a oportunidade certa.

Mas, nunca aja repentina ou radicalmente, quando tiver dúvida se é sábio fazer isso. 



"Com certeza, a vida não tem objetivo, mas o homem precisa perseguir um sonho."

Eliane de Pádua





Nenhum comentário:

Postar um comentário