sábado, 17 de novembro de 2012

Carta aberta

A NAÇÃO MUNDIAL
(cacique Seatle, da tribo Duwamish, 
do Estado de Washington)

Se o chefe Seatle, hoje estivesse vivo e olhasse para o mundo atual, com certeza seus olhos se encheriam de lágrimas.




O motivo é simples, o vento perfumado pelos pinheiros não existe mais, as árvores são de concreto, os pássaros são de ferro, os mares do mundo estão cheios de óleo do progresso e as pessoas só vivem apressadas pensando em obter lucro.



Alguns ainda gritam



“ deixem nosso pássaro voar, 
deixem nosso peixe nadar!”

É a única maneira de lutar pelo que ainda resta, a Terra é um ser vivo e se ela morrer nós morreremos também. 

Ainda existem homens que matam animais por ganância ou por esporte e não para sua sobrevivência, o pior é que ele chega a matar a sua própria espécie.


É, grande chefe Seatle, você nos avisou e por uma grande ganância o homem não te escutou.



Eu sou bisneto de sua geração, nas minhas veias correm o sangue do homem vermelho do continente Sul Americano e eu sei a importância de suas palavras de quase 160 anos atrás e o quanto ela vale muito mais hoje.


Hoje a terra ainda é comprada e vendida e quem não pode pagar vivem em condições sub-humanas, os fios que falam se modernizaram e se multiplicaram na mesma proporção em que árvores foram derrubadas.

O homem ainda fere a Terra e Ela por enquanto aguenta firme, mas por quanto tempo?


O homem é humano se consegue chorar, é assim que se identifica o próprio, pois parece que ser humano é motivo de vergonha.

O progresso chegou e a ambição com ele, já tivemos duas guerras mundiais e o homem continua teimando.


Já inventaram uma arma com a potência de destruir o mundo, a chamam de bomba nuclear, ela foi usada na ultima guerra e de lá para cá vários testes são feitos para aperfeiçoa-la, a Terra é cada vez mais machucada.


Quando o homem vai se conscientizar que não adianta apoiar governos, homens que governam pensando (temendo) em guerras, como pode haver Paz se a ambição impera no mundo.


Grande chefe, o senhor disse que o homem branco passará e outras tribos virão, mas o maior problema será o homem passar e levar todas as formas de vida com ele, na sua ambição de domínio, ser dominado e destruído por suas próprias mãos.




Vamos ajudar a salvar 
o Planeta Terra!

Eliane de Pádua



Por 
Marcelo Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário