terça-feira, 10 de agosto de 2010

Capitulo II - 1ª Parte - O 1º Princípio da Ciência de Ser Rico





O Pensamento é a única força capaz de produzir riquezas palpáveis a partir da Substância Disforme.

A matéria da qual todas as coisas são feitas é uma substância pensante, e o ato de pensar em uma forma, dentro dessa substância, produz a forma.

A Substância Original se move de acordo com os próprios pensamentos.

Cada forma e processo que se vê na natureza é a expressão visível de um pensamento na Substância Original.

Ao pensar em uma forma, a Matéria Disforme assume aquela forma; ao pensar em um movimento, realiza tal movimento. É desse modo que todas as coisas foram criadas.

Vivemos em um mundo de pensamento, que é parte de um universo de pensamento.

A idéia de um universo movente se estendeu pela substância disforme, e a Matéria Pensante, movendo-se de acordo com esta idéia, assumiu a forma de sistemas planetários – e mantém esta forma.

A Substância Pensante assume a forma de seu pensamento, e se move de acordo com o pensamento. Sustentando a idéia de um sistema circulante de sóis e planetas, assume a forma desses corpos, e os move enquanto pensa.

Ao pensar na forma de um carvalho crescendo lentamente, move-se de acordo e produz a árvore, mesmo que leve centena de anos para realizar a tarefa. Enquanto cria, o Disforme parece se mover de acordo com as linhas de movimento que estabeleceu; pensar num carvalho não provoca a formação instantânea de uma árvore adulta, mas colocam em ação as forças que irão produzir a árvore, de acordo com as linhas de crescimento estabelecidas.

Cada idéia de forma, sustentado na Substância Pensante, provoca a criação da forma, mas sempre (ou pelo menos geralmente) de acordo com linhas de crescimento e ação pré-estabelecidas.

A idéia de uma casa com certo aspecto, impressa na Substância Disforme, pode não provocar a formação instantânea da casa; mas colocaria em movimento energias criativas que já atuam em serviços e comércio, em canais tais que resultariam na rápida construção da casa. E se não existissem canais através dos quais a energia criativa atuasse então a casa seria formada diretamente da substância primária, sem esperar pelos processos do mundo orgânico e inorgânico.

Nenhum pensamento de forma pode ser impresso na Substância Original sem provocar a criação da forma.

O homem é um centro pensante, e pode gerar pensamentos.

Todas as formas que o homem cria com as mãos deve antes existir em seu pensamento; não se pode dar forma a algo até que se pense nesse algo.

Até o momento a humanidade empregou todos os seus esforços no trabalho com as mãos; aplicou trabalho manual ao mundo das formas, tentando alterar ou modificar as já existentes.

Nunca se considerou a tentativa de provocar a criação de novas formas imprimindo pensamentos na Substância Disforme.

Quando um homem tem um pensamento-forma, empresta material das formas da natureza e produz uma imagem da forma que tem em mente.

Até então, fez pouco ou nenhum esforço para cooperar com a Inteligência Disforme, para trabalhar “junto com o Pai”. Sequer sonhou que é capaz de “fazer o que vê fazendo o Pai”.




"A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la 
por nós mesmo."

Eliane de Pádua

Nenhum comentário:

Postar um comentário