sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Capitulo IV - 1ª Parte - Existe uma Ciência de Ser Rico



Existe uma Ciência de ser rico, e é uma ciência exata, como álgebra ou aritmética.

Há certas leis que governam o processo de adquirir riquezas; uma vez que essas leis sejam aprendidas e obedecidas, qualquer pessoa ficará rica com certeza matemática.

Possuir dinheiro e propriedades é resultado de se fazer as coisas de uma Determinada Maneira; quem faz as coisas dessa Determinada Maneira, seja propositada ou acidentalmente, ficará rica, enquanto quem não fizer as coisas dessa Determinada Maneira, não importa o quanto se esforce ou que habilidade tenha, permanecerá pobre.

É uma lei natural que certa causa sempre produza certo efeito; e, portanto, qualquer homem ou mulher que aprenda a fazer as coisas dessa Determinada Maneira irá infalivelmente ficar rico.

A verdade da afirmação acima se comprova pelos seguintes fatos:



  • Enriquecer não é questão de ambiente, pois, se fosse, todas as pessoas em determinada vizinhança se tornariam ricas; as pessoas de uma cidade seriam todas ricas, enquanto aquelas de outras localidades seriam todas pobres. Ou os habitantes de um estado rolariam em dinheiro enquanto os de um estado vizinho viveriam em pobreza.

Mas em todo lugar vemos ricos e pobres vivendo lado a lado, no mesmo ambiente, e freqüentemente engajados nas mesmas vocações.

Quando dois homens estão na mesma localidade, e no mesmo negócio, e um enriquece enquanto o outro permanece pobre, revela-se que enriquecer não é, em primeira instância, questão de ambiente.

Alguns ambientes podem ser mais favoráveis que outros, mas quando dois homens do mesmo ramo estão na mesma vizinhança e um enriquece enquanto o outro fracassa isso indica que enriquecer é resultado de se fazer as coisas de uma Determinada Maneira.

Indo além, a possibilidade de se fazer as coisas dessa Determinada Maneira não se deve somente à possessão de talento, pois muitas pessoas de grande talento permanecem pobres enquanto outros que têm pouquíssimo talento enriquecem.





"As pessoas dividem-se em duas categorias: umas procuram e não encontram, outras encontram mais não ficam satisfeitas."
Eliane Pádua


Nenhum comentário:

Postar um comentário