quarta-feira, 25 de maio de 2022

TER MAIS E MAIS




“Mesmo que tenhas dez mil plantações, só podes comer uma tigela de arroz por dia; ainda que a tua casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisas para passar a noite.” (Provérbio chinês)


 

Porque será que temos esta necessidade de ter mais e mais?

Mesmo que sejam coisas pequenas, não conseguimos parar de consumir, seja isto a nível material ou imaterial. 


A cada dia surge uma nova paixão, um novo desejo, uma nova necessidade e não conseguimos travar este processo porque, por momentos, nos faz sentir bem. 


Por momentos, mas logo que essa necessidade é satisfeita, surge outra maior e mais difícil de satisfazer.


Passamos uma vida inteira nisto, não vemos é que estas necessidades são efémeras e são um reflexo do que se passa conosco internamente. 


A insatisfação vem da alma e não da mente – responsável por esta avidez.


A questão é: 

Estamos realizados em termos emocionais?
Talvez não.

Então, temos de fazer algo a respeito, senão vamos continuar a consumir até ultrapassarmos os limites.





REFLEXÃO


Eu não posso florescer se não tiver uma raiz plantada. Se não puder me alimentar da força da vida. Não sei onde nasce, para onde vai esse rio que a todos carrega. Às vezes fecho os olhos e vários quadros pintam-se à minha vista. Aquarelas que representam o que fui e o que quis ser: o sol iluminando caminhos, sorriso revelando intenções. Não vou me enganar. As palavras, trancadas, prendem-me a ideias, riscos. Vou querer descobrir o outro lado: "Entregar-me ao frio e ao escuro para, então, renascer luz".


Eliane de Pádua









Nenhum comentário:

Postar um comentário