sábado, 24 de março de 2012

O Rei mendigo




Houve um tempo que a Irlanda era governada por um rei que não tinha nenhum filho.  

O rei mandou que os mensageiros postassem avisos em todas as cidades do reino. 

Os avisos diziam que todo jovem qualificado deveria se apresentar para uma entrevista com o rei como um possível sucessor para o trono.

Porém, todos os candidatos deveriam ter estas duas qualificações:
  • Eles devem amar a Deus e
  • Amar os seres humanos de todas as classes e raças.


Um jovem leu o aviso e refletiu que ele amava a Deus e, também, os vizinhos dele.  

Uma coisa, porém o desanimava, ele era tão pobre que não tinha nenhuma roupa que pudesse ser apresentável à vista do rei.  

Nem tinha fundos para comprar o necessário para a longa viagem até o castelo.

Assim o jovem implorou aqui, e pediu emprestado ali, até conseguir o bastante para as roupas apropriadas e os materiais necessários.

Corretamente vestido e bem vestido, o jovem partiu, e tinha quase completado a viagem quando  encontrou um pobre mendigo ao lado da estrada.

O mendigo estava sentado, tremendo de frio, coberto apenas por trapos esfarrapados.  

Ele estendeu o braço implorando por ajuda.

Sua voz fraca coaxou:
  •  "Tenho fome e frio. Por favor, me ajude... Por favor, ..."


O jovem comovido pela necessidade do mendigo imediatamente tirou suas roupas novas e vestiu os farrapos do mendigo. 

Sem pensar duas vezes deu para o mendigo tudo o que tinha.

Então, um pouco indeciso, ele continuou a viagem rumo ao castelo vestido com os trapos do mendigo.

Na chegada ao castelo, um criado do rei o conduziu a um grande corredor. 

Depois de um breve repouso, ele foi levado finalmente até a sala do trono.

O jovem se curvou diante de sua majestade. 

Quando levantou os olhos exclamou com surpresa:
  • "Você..? Mas é você! Você é o mendigo da estrada!".


  • Sim", o rei respondeu com uma centelha no olhar, "eu era aquele mendigo".


  • Mas... você não é realmente um mendigo. Você é o rei! Então, por que você fez aquilo comigo?" O jovem gaguejou depois de recuperar a postura.


  • "Porque eu tinha que descobrir se você realmente tem amor a Deus e por seus semelhantes", disse o rei. " Eu sabia que se eu viesse a você como rei, você ficaria impressionado por minha coroa e minhas roupas reais. Você teria feito qualquer coisa que eu pedisse por causa de meu poder real. Deste modo eu nunca saberia o que verdadeiramente está em seu coração. Assim eu usei um ardil. Eu vim a você como um necessitado mendigo. E eu descobri que você sinceramente ama a Deus e a seus semelhantes.



Você será meu sucessor, prometeu o rei.
"Você herdará meu reino".


Eliane de Pádua

Nenhum comentário:

Postar um comentário