terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Capitulo II - Regra de Ouro - 5/10ª Parte -


As maiores fortunas do mundo foram acumuladas
por meio do uso do princípio do esforço conjunto. 



Eis um ponto que vale a pena ser repetido, porque se constitui uma das partes mais importantes da base desta matéria.

O que um homem pode realizar sozinho, durante uma vida inteira, por mais bem organizado que seja, é muito pouco, mas o que se pode conseguir por meio de aliança com outros na verdade ilimitado.

Na sua luta em busca do triunfo você deve ter sempre em mente a necessidade de saber o que quer, qual é precisamente o seu propósito definido e o valor do princípio do esforço organizado, para a obtenção do que constitui esse propósito.

De uma vaga maneira, quase todas as pessoas têm um propósito, isto é, o desejo de ganhar dinheiro.

Mas isso não é propósito definido, no sentido em que o termo é empregado nesta lição.

Antes de o nosso propósito poder ser considerado como definido, mesmo que esse objetivo seja a acumulação de dinheiro, precisamos chegar a uma decisão quanto ao método preciso por meio do qual pretendemos acumular dinheiro. Não basta dizer que se ganhará dinheiro empenhando-se em qualquer espécie de negócio.

Respondendo à pergunta:
  • Qual é o seu propósito definido na vida, que aparece no questionário que é empregado para analisar mais de 16 mil pessoas, muitos disseram o seguinte:

“Meu propósito definido ‘na vida é ser tão útil quanto possível ao mundo e ganhar o suficiente para viver bem.”

Essa resposta tem tanto de definida como de exata tem a concepção de uma rã sobre o tamanho do universo!

Uma cuidadosa observação sobre a filosofia prática de mais de cem homens e mulheres que alcançaram grande êxito na vida, nas suas respectivas atividades, mostrou o fato de que se tratava sempre de pessoas de pronta decisão.

A concentração do esforço e o hábito de trabalhar com um propósito, eis os dois fatores essenciais para o triunfo, e que se encontram sempre juntos.

  • Um faz nascer o outro.


Os mais prósperos homens de negócios são pessoas de pronta decisão que trabalham sempre com um propósito principal, como finalidade na vida.

Apresentamos alguns exemplos frisantes:

Woolworth escolheu como objetivo principal definido a tarefa de rodear a América com a sua “cadeia” ‘de Lojas Americanas e concentrou todo o seu espírito nessa missão, até que a realizou e que “ela o fez também”.

Edison concentrou-se na tarefa de harmonizar as leis da natureza, conseguiu com o seu esforço mais invenções do que qualquer outro homem no mundo inteiro e tornou- se multimilionário.

Renry L. Doherty concentrou-se na instalação de fábricas de utilidade pública e adquiriu também milhões.

Ingersoll concentrou o seu espírito na fabricação de relógios práticos e baratos, e a idéia lhe deu uma fortuna.

Statler concentrou-se no estabelecimento de pensões familiares, tornando-se tão rico quanto útil às milhares de pessoas que procuraram os seus serviços.

Abraão Lincoln concentrou-se na tarefa de libertar os escravos nos Estados Unidos e tornou-se o maior presidente norte-americano.

Martin W. Littleton ouviu um discurso que o encheu do desejo de tornar-se um grande advogado; concentrou o seu pensamento nesse objetivo e é hoje, como todos sabem, o mais próspero advogado dos Estados Unidos, ganhando por uma só causa nada menos de 50 mil dólares.

Rockfeller concentrou-se nos negócios de petróleo e tornou-se o homem mais rico da sua geração.

Ford concentrou-se na construção de automóveis e é hoje o homem mais rico e poderoso que já tem existido.

Andrew Carnegie concentrou-se na indústria do aço e, graças aos seus esforços, fez uma grande fortuna e o seu nome foi inscrito nas bibliotecas públicas de toda a América do Norte.

Gillette concentrou-se na fabricação de lâminas de barbear, que se espalharam pelo mundo inteiro e o fizeram tornar-se multimilionário.

George Eastman concentrou-se na invenção da Kodak, fez com que a idéia lhe rendesse uma fortuna e, ao mesmo tempo, proporcionou prazer a todo o mundo.

Helena Keller, surda, muda e cega, concentrou o seu espírito na tarefa de aprender a falar e conseguiu realizar o seu objetivo principal definido.

John H. Patterson concentrou-se na invenção das máquinas registradoras e tornou-se rico, ao mesmo tempo em que fazia os outros se tornarem “cuidadosos”.

Fleischmann concentrou-se na fabricação de pequenas caixas de fermento, que invadiram o mundo inteiro.

Milhões de pessoas concentram todos os dias o espírito na pobreza e no fracasso, 
obtendo a ambos em abundância.

Os irmãos Wright concentraram os seus esforços na construção de aviões, e dominaram os ares.

Pullman concentrou o seu pensamento em carros dormitórios e a idéia tornou-o rico, e milhares de pessoas passaram a viajar com conforto.

E assim se pode ver que todos os que são bem sucedidos nos seus negócios trabalham com um objetivo principal definido, para, cuja realização fazem todos os esforços.

Eliane de Pádua
padua.eliane@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário