O economista participava de um debate, em que se discutia o
desemprego e, após um engenheiro falar sobre a contribuição da construção civil
na demanda por mão de obra, o mediador, entre irônico e sério, fez a seguinte
afirmação-pergunta:
"Os professores não constroem
pontes; logo, o que eles podem fazer para ajudar a diminuir o desemprego?"
Sem tempo para pensar, o hábil polemista respondeu, também entre irônico e
sério:
"Realmente um professor não
constrói pontes, não levanta edifícios, não pilota aviões, não cura doentes...
Essas atividades tão visíveis e responsáveis por tantos empregos”.
E continuou:
O professor se contenta com algo mais simples:
Ele prefere construir o engenheiro que levanta as paredes, instruir o comandante que faz o avião voar, formar o médico que cura, e ensinar os jornalistas a fazerem perguntas embaraçosas.
Ele prefere construir o engenheiro que levanta as paredes, instruir o comandante que faz o avião voar, formar o médico que cura, e ensinar os jornalistas a fazerem perguntas embaraçosas.
O professor não constrói coisas:
Ele “constrói” as pessoas que fazem as coisas, ou pelo menos ajuda as pessoas a construírem a si próprias.
Dizia Immanuel Kant que: o homem é a única criatura que precisa ser educada e a educação é a arte de formar os homens; isto é, desenvolver neles simultaneamente as faculdades físicas, intelectuais e morais.
Ele “constrói” as pessoas que fazem as coisas, ou pelo menos ajuda as pessoas a construírem a si próprias.
Dizia Immanuel Kant que: o homem é a única criatura que precisa ser educada e a educação é a arte de formar os homens; isto é, desenvolver neles simultaneamente as faculdades físicas, intelectuais e morais.
Os animais são resultado de uma fatalidade biológica; mas o homem, conquanto tenha sua porção animal, por sua biologia, é um ser dotado de propósito consciente.
Nesse sentido, o animal-homem é uma entidade ética, capaz de construir, mudar e
aperfeiçoar seu pensamento, sua conduta e suas atitudes.
Ortega y Gasset dizia que:
A vida nos é dada, mas não nos é dada pronta.
A vida nos é dada, mas não nos é dada pronta.
O homem
carrega, para além da sua fatalidade biológica, a responsabilidade de
desenvolver o seu projeto de vida de acordo com sua livre escolha entre as
várias opções que lhe são oferecidas para buscar a sua felicidade.
Aí está o papel do professor, que
não constrói pontes, mas que ajuda o
homem a desenvolver a si mesmo, a moldar sua ação e erigir seu edifício
intelecto-moral.
O professor é um transmissor do seu saber, que deve deixar ao aprendiz o papel de escolher e construir a sua própria obra.
O professor é um transmissor do seu saber, que deve deixar ao aprendiz o papel de escolher e construir a sua própria obra.
É na modéstia do seu propósito que o professor tem a nobreza da sua missão.
E vale a pena lembrar a poesia do biólogo chileno Humberto Maturana, feita para
um professor do seu filho, que inibia o desabrochar da criatividade da criança
querendo impor-lhe um modelo rígido.
A poesia, denominada
Não me imponha o que você sabe; quero explorar o desconhecido, e
ser a origem das minhas próprias descobertas.
Que o seu saber seja minha liberdade, não minha escravidão.
O mundo de sua verdade pode ser minha limitação; sua sabedoria,
minha negação.
Não me instrua; vamos caminhar juntos.
Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina.
Mostre-se a mim, de maneira que eu possa subir em cima dos seus ombros, e
ver mais longe.
Revele-se para que eu possa ser alguma coisa diferente.
Você crê que todo ser humano pode amar e criar;
Compreendo, por isso, seu medo, quando lhe peço que me deixe viver
de acordo com minha sabedoria.
Você nunca saberá quem eu sou se escutar apenas a si mesmo.
Não me instrua; deixe-me ser;
seu fracasso é que eu seja idêntico a você.
REFLEXÃO:
A educação é uma arte particular, que exige vocações muito particulares; exige
qualidades morais que não são dadas a todos os homens, tais como sabedoria,
firmeza, paciência, vontade e força para dominar as próprias paixões;
Exige profundo conhecimento do coração e da psicologia do ser humano, além do
conhecimento dos meios mais apropriados para desenvolver no aluno as faculdades
físicas, intelectuais e morais necessárias ao seu crescimento.
A educação é uma arte que precisa ser estudada, do que resulta que o professor é
ele próprio, um eterno aprendiz.
Eliane de Pádua
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