domingo, 10 de fevereiro de 2013

Oração

DE SÃO FRANCISCO 
(COMENTADA)



SENHOR,

Ó Deus, sois o único Senhor de nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Libertai-nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida, nem paz. Dai-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos.

FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ!

Senhor faça-nos teus instrumentos de paz, na medida em que procurarmos viver em paz conosco mesmos, com a comunidade mais próxima, com a sociedade desigual e no meio dos piores conflitos. Que possamos nos esforçar para suportar tensões e contradições, buscando manter comunhão com todas as criaturas, tornando visível a vossa paz.


ONDE HOUVER ÓDIO, QUE EU LEVE O AMOR,

Senhor, fazei que desentranhemos de nós o amor escondido sob as cinzas de ódios secretos. Que nosso amor aos outros suscite o amor escondido neles, capaz de transformar o ódio. Fazei que o amor incendeie nossos corações, irradie em nossas atitudes e se realize em nossas ações, para que o ódio não tenha mais lugar dentro de nós.


ONDE HOUVER OFENSA, QUE EU LEVE O PERDÃO,

Senhor, que eu saiba perdoar aqueles que, porventura, me ofenderem, da mesma forma como desejo obter o perdão pelas minhas faltas. 
No dia em que fizerdes o balanço de nossa história, perdoai os que ofenderam e humilharam nossos irmãos e irmãs, pois eles também são vossos filhos e filhas. Mas dai-nos força para nunca fazermos o que eles fizeram. Antes tornai-nos seres de solidariedade, de compaixão e de amor ilimitado.


ONDE HOUVER DISCÓRDIA, QUE EU LEVE UNIÃO,
Dai-nos sede de justiça, de compreensão e de tolerância, para convivermos jovialmente uns com os outros. Dai-nos um coração que sinta o pulsar do coração do universo e de cada criatura, sintonizando com o vosso coração divino que tudo une e tudo diversifica e tudo faz convergir.


ONDE HOUVER DÚVIDA, QUE EU LEVE A FÉ.

Não deixeis que a dúvida apague as estrelas-guia que iluminam nossa caminhada. Dai-nos a fé-confiança que nos coloca em vossas mãos. Concedei-nos a fé-crença em vosso desígnio, que nos quer reunidos em vosso reino, junto com toda a criação.


ONDE HOUVER ERRO, QUE EU LEVE A VERDADE,

Fazei-nos corajosos na descoberta de nossos erros, especialmente daqueles que encobrem vossa presença em todas as coisas. Que a verdade brilhe por nossas palavras sinceras, por nossos gestos humanizadores, por nossas intenções puras e por nossa busca permanente de fidelidade à verdade. Nunca permitais que oprimamos os outros em nome da verdade religiosa.


ONDE HOUVER DESESPERO, QUE EU LEVE A ESPERANÇA,

Que eu seja solidário na luta dos que buscam a justiça. Que saiba criar uma atmosfera de confiança ilimitada no vosso divino projeto de amor. Que tenha palavras inspiradas para suscitar a esperança inarredável de vivermos para sempre em vossa casa com todos os que precederam na história. 


ONDE HOUVER TRISTEZA, QUE EU LEVE ALEGRIA,
Fazei que a minha alegria nasça da compaixão sincera pelos que sofrem da solidariedade verdadeira com os injustiçados e de minha própria conversão à fraternidade universal.


ONDE HOUVER TREVAS, QUE EU LEVE A LUZ!

Vós sois a luz verdadeira que ilumina cada pessoa que vem a este mundo. Fazei que eu possa, por palavras inspiradas, por gestos consoladores e por um coração caloroso, dissipar as trevas humanas para que vossa luz nos mostre o caminho e traga alegria à vida.



Ó, MESTRE,

Senhor, fazei que em nosso interior ressoe vossa sabedoria e o exemplo de vossa coerência até a morte. Que sejamos vossos discípulos fiéis, na medida em que realizarmos o que nos ensinais para sermos verdadeiramente instrumentos de amor e de paz. 


FAZEI QUE EU PROCURE MAIS CONSOLAR QUE SER CONSOLADO,

Senhor, que eu possa sair da minha própria dor para escutar o grito de quem sofre ao meu lado. Que tenha palavras que consolem e gestos que criem serenidade entrega confiante e paz profunda.


COMPREENDER, QUE SER COMPREENDIDO,

Faça que consiga acolher o outro da forma como é. Só assim o compreenderei como quero ser compreendido. Concedei-me ver o menor sinal de verdade, de bondade e de amor no outro para reforçá-lo e permitir que venha à plena luz.


AMAR, QUE SER AMADO...

Ó Mestre, que eu acolha com generosidade e alegria o amor que me é dado, mas que me empenhe, sobretudo em fazer com que os que me cercam se sintam amados. Fazei que nos sintamos amados por Vós para experimentarmos a suprema felicidade concedida nesta vida.



... POIS É DANDO QUE SE RECEBE,

Senhor faça-nos entender que dando generosa e gratuitamente receberemos, também, com superabundância, tudo o que precisamos. Que possamos orientar nossa vida pela generosidade, que nos devolverá sempre mais compreensão, mais acolhida e mais amor. 


É PERDOANDO QUE SE É PERDOADO...


Senhor, muitas vezes e de muitos modos nos perdoas ilimitadamente, como uma Mãe amorosa perdoa um filho. Fazei que perdoemos também nós a quem nos tem ofendido. E que nunca deixemos de crer na generosidade do coração, capaz de perdoar mesmo quando injustamente ferido por muitas ofensas.



E É MORRENDO QUE SE VIVE PARA A VIDA ETERNA.

Ensinai-nos a viver de tal forma que acolhamos a morte como amiga e irmã. Ela não nos tira a vida, mas nos conduz à fonte de toda vida. Que possamos perceber na vida terrena o começo da vida celestial e eterna.


Eliane de Pádua



Nenhum comentário:

Postar um comentário