COMO FICAR MAIS JOVEM |
Existem três formas de considerar a idade de uma pessoa, que são:
- Idade Cronológica: Relativa a data de nascimento. É o tempo devida que a pessoa tem.
- Idade Biológica: Relativa ao desenvolvimento orgânico. É a idade que a pessoa aparenta. Informe-se sobre boa alimentação, cuidados com a saúde e faça exercícios, que você poderá rejuvenescer muitos anos. As tecnologias e as cirurgias na área estética, também avançaram bastante, e você poderá desfrutar destes avanços – se puder pagar o preço.
- Idade Mental: Relativa a experiência de vida e o conhecimento adquirido. Quanto mais experiência de vida e mais conhecimento a pessoa tem, maior é a idade mental e mais qualidade de vida ela desfruta. Não esqueça de aproveitar a vida! Esta também é uma atitude jovem. Você pode ser muito jovem em suas atitudes – mesmo que tenha 100 anos.
SER JOVEM É ...
Ter disposição de viver.
Admirar a beleza e a liberdade.
Querer sempre coisas novas.
Não se acomodar.
Lutar para realizar seus sonhos.
Não desistir por ser difícil.
Lutar por um mundo melhor.
Querer aprender sempre mais.
Ter a humildade do eterno aprendiz.
Querer acertar.
Saber que tem potencial.
Ter coragem e prudência.
Fazer mais do que falar.
Ser otimista e entusiasta.
Ter espírito de aventura e gosto pelos desafios.
Saber se divertir e aproveitar a vida.
Ser jovem tem muito mais a ver com atitude do que com idade.
Liberte o jovem que existe dentro de você!
Mantendo seu espírito jovem, você será eternamente jovem.
O segredo para ser e permanecer sempre jovem, mesmo quando o peso dos anos castiga o corpo, é ter uma causa a que dedicar a vida.
(Dom Hélder Câmara)
DICAS PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL
Alimente-se bem: abuse de frutas, verduras e legumes, evite a gordura e doces em excesso. Cuidando bem da alimentação, você combate tanto a desnutrição quanto a obesidade. Uma dieta equilibrada também diminui o colesterol, ajuda no combate à hipertensão e evita a carência de ferro.
Mexa-se! Não precisa se matricular correndo em uma academia.
Mesmo mudanças pequenas no dia-a-dia já ajudam a adquirir, aos poucos, o bom hábito dos exercícios. Use seu cotidiano para ganhar saúde: faça trabalhos domésticos, caminhadas; evite o controle remoto, o carro, o elevador (use as escadas), etc. Praticar esportes e dançar, são formas agradáveis de se exercitar.
Combata o stress:
Melhorando sua qualidade de vida, você fica menos ansioso. E, você sabe, a ansiedade é um dos grande motivos para as pessoas começarem a fumar, beber e comer compulsivamente. Sua pressão arterial também vai agradecer o cuidado. Não beba demais: Um ou dois drinques no fim-de-semana não vão matar ninguém, mas não abuse! Além de não pegar o costume, é importante evitar bebedeiras, mesmo que eventuais: numa dessas, você pode tirar a sua vida e a de outros - em um acidente de carro, por exemplo.
Não fume:
- o cigarro causa inúmeras doenças e é um dos maiores causadores de mortes em todo o mundo. Você não quer ser mais um número nas estatísticas, quer? Use a cabeça e viva mais.
Vacine-se,
- faça exames, visite o médico: ir com freqüência ao médico ajuda a manter sua saúde em dia. Converse com ele, tire suas dúvidas, faça os exames e tome as vacinas necessárias. Com isso, você evita doenças, pode diagnosticá-las ainda no início e receber conselhos que ninguém melhor que ele para dar.
COMO SE LIBERTAR DO VÍCIO DO CIGARRO
- Conscientize-se dos males do cigarro como: ser um doente em potencial, ser considerado um escravo do vício, ter um envelhecimento precoce, uma morte prematura, etc.; e dos benefícios em parar de fumar como: ter mais fôlego e saúde, ter uma vida sexual melhor, saborear mais os alimentos, sentir melhor os perfumes, economizar dinheiro, etc.
- Conscientize-se das dificuldades que terá, e mesmo assim se arme de coragem e coloque na sua cabeça que você pode; que você é superior ao vício; que você não é escravo; que é você que manda na sua vontade. Encare como um desafio que só depende de você. Qualquer idiota pode começar a fumar, mas tem que ser muito forte para derrotar uma das drogas que mais vicia os seus usuários.
- Depois que estiver decidido a acabar com o vício, programe uma estratégia definindo uma data para começar a luta.
- Diminua o consumo gradativamente. Fume só quando não agüentar mais e amplie cada vez mais seu tempo de abstinência. Se não estiver funcionando, radicalize e pare de vez. Se a vontade for muito grande, lembre-se de que é você que manda na sua vontade. Tome água e respire fundo cada vez que tiver muita vontade de fumar.
- Tire da sua frente tudo que lembrar cigarros, como o cafezinho ou a cerveja. Evite os fumantes, busque novas relações de amizade. Espalhe para seus amigos não-fumantes, ou ex-fumantes, que você está parando de fumar. Certamente eles lhe darão total apoio. Se alguém duvidar; aposte que você consegue.
- Comemore o primeiro dia sem fumar, a primeira semana, o primeiro mês... Lembre-se sempre que parar de fumar não é para qualquer um.
- Mude de hábitos e encontre substitutos saudáveis para o cigarro, como: hobbies, praticar esportes, fazer exercícios, caminhadas, etc.
- Fale com um médico ou psicólogo, se precisar de uma ajuda mais especializada.
Se você tiver uma recaída, não perca a esperança, recomece tudo outra vez com mais vontade. Não vai ser fácil, mas se você tiver coragem e determinação,você consegue.
EVITE O STRESS
- Faça as coisas com calma.
- Lembre-se que poucas coisas são realmente urgentes.
- Evite correrias, planeje as coisas com antecedência.
- Programe-se para não se atrasar em nada.
- Controle suas emoções e não se irrite por qualquer coisa.
- Quando estiver para perder a calma; respire fundo e conte até dez.
- Evite coisas que lhe tragam preocupações, como: negócios incertos, muito trabalho em pouco tempo, dívidas, contas (principalmente as muito prolongadas) ...
- De vez em quando faça uma pausa no trabalho para um alongamento, andar um pouco, tomar um ar, olhar a janela, ...
- Evite ambientes com ruídos. Reduza os ruídos de seu ambiente de trabalho. A música ajuda a melhorar o ambiente, escolha uma música instrumental suave para trabalhar.
- Saia da rotina. Dê uma caminhada, assista uma comédia no vídeo, escute um pouco de música, etc.
Com o passar dos anos você acumula patrimônio, amizades, amores, conhecimento, experiências, histórias ... E tem gente que se preocupa com a idade. Deveria se preocupar em aproveitar o tempo ao invés de brigar com ele.
Tem gente preocupada em adicionar mais anos na sua vida; quando deveriam se preocupar em adicionar
mais vida a seus anos.
Eliane de Pádua
enriquecer.elianedepadua@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário